Há muitos crentes que se defendem de uma exortação, alegando que o ponto citado como oportunidade de melhoria é uma acusação e que o acusador é o Diabo, que é Satanás e permanece no engano. Há outros porém que argumentam biblicamente, colocando uma couraça de ego, que antes de “criticar o argueiro no olho do irmão, que primeiro tire a trave do seu olho. Ora, tudo isso é mecanismo de defesa. Se eu tenho uma arqueiro e meu irmão tem uma trave, ou vice-versa, devemos ajudar-nos mutuamente para o aperfeiçoamento de ambos.
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Lucas 6:42
Todos nós temos pontos fortes (dons) e oportunidades de melhoria (fraquezas) a serem aperfeiçoadas, note que o cargo de tesoureiro ficou com Judas, onde ele era mais tentado, mas o Apóstolo Paulo no ensina a nos contentarmos com as nossas fraquezas:
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então sou forte. 2 Coríntios 12:9-10
Ninguém, entre nós, sinta-se apto a não pecar ou achar-se um super-crente. Observe os textos abaixo, onde relatam que Pedro, num mesmo texto recebe uma revelação diretamente de Deus e no mesmo diálogo tem sua boca usada por Satanás:
E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Mateus 16:13-17
Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: Quem dizem os homens que eu sou?
Responderam-lhe os discípulos: João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas.
Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Respondeu Pedro: Tu és o Cristo.
E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele.
E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias.
E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.
Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens. Marcos 8:27-33
O mesmo Pedro julgou a sua fé e coragem inabaláveis e realmente demonstrou isso no primeiro momento, quando Jesus é preso:
Então o Simão Pedro, que tinha a espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do Servo era Malco. João 18:10
Mas depois, dos próximos fatos que se sucederam, seu conportamento modificou-se, CIRCUNSTANCIALMENTE, conforme profetizado por Cristo:
E o galo cantou a segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E retirando-se dali, chorou. Marcos 14:72
Já outros apontam os irmãos que são como Thomé, em se tratando de fé, que precisam ver para crer e não são tão aventurados para verem, por crerem, no entanto, quando Jesus resolve voltar a Betânia, para ressuscitar a Lázaro, de onde eles acabaram de sair, sob risco de morte, note a frase de Thomé, em relação a decisão de Jesus:
Disse pois Tomé, chamado dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrer com Ele. João 11:16
Quem, diante de uma tragédia familiar não tem sua fé abalada?
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10:37
Há um engano muito grande acerca de si próprio, a medida que Deus nos concede dons e vamos testemunhando o sobrenatural de Deus através de nossas bocas e mãos, afinal, suas obras são realizadas através de nós, apesar de nós e de nossa iniqüidade, para honra e glória do nome dEle:
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:21-23
Há entre nós, muitos irmãos que já se julgam salvos, por suas práticas meramente religiosas, no entanto, esquecem-se de que a porta é estreita pordemais:
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão..
Mateus 5:22-25
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20
O próprio Jesus, observando o comportamento das pessoas dentro da sinagoga, o mesmo que ainda encontramos nas mentes blindadas de hoje, dentro das igrejas, fez a observação severa a seguir :
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.Lucas 18:11-14
Percebamos que muitas vezes analisamos, segundo nosso prisma limitadíssimo nossa fé e nossas obras, mas revejamos nosso conceito, conforme a concordância abaixo:
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:18-26
Grande ilusão é achar-se salvo ou Super Crente, lembre-se novamente das palavras de Paulo:
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:12-13
Perceba a humildade de Paulo em sua auto-avaliação:
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:19
Irmãos, vamos atentar ao que é importante desenvolver para que seja válido o nosso Cristianismo e chancelada a nossa SALVAÇÃO, com base no AMOR:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:1-13
Disse pois Tomé, chamado dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrer com Ele. João 11:16
Quem, diante de uma tragédia familiar não tem sua fé abalada?
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10:37
Há um engano muito grande acerca de si próprio, a medida que Deus nos concede dons e vamos testemunhando o sobrenatural de Deus através de nossas bocas e mãos, afinal, suas obras são realizadas através de nós, apesar de nós e de nossa iniqüidade, para honra e glória do nome dEle:
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:21-23
Há entre nós, muitos irmãos que já se julgam salvos, por suas práticas meramente religiosas, no entanto, esquecem-se de que a porta é estreita pordemais:
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão..
Mateus 5:22-25
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20
O próprio Jesus, observando o comportamento das pessoas dentro da sinagoga, o mesmo que ainda encontramos nas mentes blindadas de hoje, dentro das igrejas, fez a observação severa a seguir :
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.Lucas 18:11-14
Percebamos que muitas vezes analisamos, segundo nosso prisma limitadíssimo nossa fé e nossas obras, mas revejamos nosso conceito, conforme a concordância abaixo:
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:18-26
Grande ilusão é achar-se salvo ou Super Crente, lembre-se novamente das palavras de Paulo:
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:12-13
Perceba a humildade de Paulo em sua auto-avaliação:
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:19
Irmãos, vamos atentar ao que é importante desenvolver para que seja válido o nosso Cristianismo e chancelada a nossa SALVAÇÃO, com base no AMOR:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:1-13
Oremos:
Senhor, nosso Deus e Pai Celestial, dê-nos a plena consciência de quem
somos, segundo a nossa identidade criada por Ti e para Tua honra e Glória, para
que a cada dia possamos renunciar a nós mesmos, segundo nossas ilusórias
impressões e tomar mos a nossa cruz e seguir-Te.
Pedimos-te perdão por nossas falhas, soberba e
auto-suficiência.
Concede-nos reconhecer os nossos dons, que por Ti
foram concedidos para empreendermos na Tua Seara, bem como as nossas limitações
a serem aperfeiçoadas e manter-nos humildes e mansos de coração e afastados da soberba. Registra em nossas mentes
que todos pecaram ou falharam, exceto Jesus, O Messias, nosso Senhor e
Salvador.
Destrua a couraça de nosso ego e mortifica nossa
carne para que possamos discernir espiritualmente as nossas lutas e batalhas para que sejamos vitoriosos em
cristo em todas as Batalhas, através do amor, revestidos com a Tua Armadura
(Efésios 6:10), que é composta da Tua justiça, verdade, palavra, fé e
evangelização.
Ativa em nós os dons que bem Lhe aprouver, seja o de profecias, ou de línguas, ou de cura ou
qualquer outro, mas te rogamos como Davi:
Cria em nós um coração puro e um espírito reto
(Salmo 51:10)
Lembra-nos perpetuamente que Teu é tudo o que
somos ou que temos e sem Ti, nada podemos fazer, mas que contigo nos fortalendo, tudo podemos, desde que para Tua
honra e Glória, em nome de Jesus.
Amém